yamabushiO Budismo Esotérico representou uma forte influência nas artes marciais antigas do Japão, denominadas Bujutsu (“Técnicas Marciais”). Embora muitos releguem grande importância ao Zen nas artes marciais japonesas, a popularidade dessa filosofia foi extremamente restrita até a Restauração Meiji (1867), quando começaram a surgir os primeiros vislumbres da transformação do Bujutsu em Budô. Líder maior deste movimento, Jigoro Kano foi um dos primeiros a adotar a filosofia Zen em seu Dojô, sendo depois seguido por outros estilos, principalmente o Karatê de Funakoshi, e mais recentemente o Shorinji Kempo através de uma nova linhagem denominada Gongo Zen.

Leia mais...

ueshibaUltimamente muito se tem comentado sobre a eficiência do Aikidô em combate. Da mesma forma, como sempre ocorre quando um assunto está em voga, começam a surgir teorias e estórias equivocadas à respeito, pronunciadas por pessoas às vezes muito respeitadas no meio. A finalidade dessa matéria é esclarecer alguns pontos sobre o Aikidô como sistema marcial e o modo como a sua filosofia, estruturada por O-Sensei Morihei Ueshiba, toma parte no combate.

Leia mais...

kiaiTODOS SABEM O QUE É KIAI. Essa afirmação será realmente verdadeira? Quando vemos alguém soltando um grito ao executar alguma técnica dizemos que ele está soltando um KIAI. Na maioria dos livros ou artigos o KIAI sempre aparece como um grito, dado no momento do golpe, geralmente com um propósito psicológico.

Eu entendo como algo bem mais profundo do que isso. Esse artigo resume minhas pesquisas de muitos anos em busca do verdadeiro significado do KIAI, pois como Karateka que fui, me senti na obrigação de descobrir a essência desta técnica que é tão importante para as artes marciais japonesas. Agora me sinto na obrigação de dividir com você o que consegui compreender.

Leia mais...

Liberdade. Essa parece ser a bandeira levantada por BruceLeeBruce Lee. Sua famosa frase “use apenas o que for útil” ecoa em diversas academias pelo mundo todo. Vários estilos foram criados seguindo, teoricamente, a sua filosofia. Mas em que consistia essa “liberdade”? Vamos conhecer um pouco mais de seu pensamento e da arte que desenvolveu, o Jeet Kune Do, neste ano em que se comemora seu 75º aniversário.

Leia mais...

cultura oriental nas artes marciaisTodo praticante de arte marcial que provenha do Oriente conhece uma ou outra manifestação cultural do país de origem de sua arte. Ao menos alguns termos da língua oriental são assimilados por serem usados para designar movimentos, técnicas ou princípios. Algumas comemorações, manifestações artísticas e princípios filosóficos são igualmente pesquisados, porém mais como mera curiosidade do que como objeto de estudo real. Infelizmente essa é a nossa realidade brasileira.

Leia mais...

Jigoro KanoA história das artes marciais é algo extremamente fascinante. Tentar penetrar em eras remotas e procurar descobrir o que sentia ou pensava um Mestre de outra época é uma tarefa difícil mas gratificante. Pode-se descobrir tesouros incríveis e revelar mitos absurdos gerados pela falta de informações. O Judô é um dos alvos desses mitos. O mais comum no Brasil, divulgado por alguns adeptos de Jiu-Jitsu, é de que o Judô seria uma "cortina de fumaça" usada pelos japoneses para encobrir sua verdadeira arte marcial, o Jujutsu, de olhos ocidentais. Essa afirmação carece de qualquer base sólida e só pode ter sido obra da ignorância de algum desavisado. Acredito que esse texto possa lançar alguma luz sobre esse período extremamente turbulento das artes marciais japonesas.

 

Leia mais...
Books!
Shop!
FacebookTwitterGoogle Bookmarks
Scroll to top