Bank of China TowerAs pessoas de modo geral têm uma visão bastante equivocada do Feng Shui. Acham que é aquilo que aparece nas revistas de decoração e programas femininos, onde se coloca um sofá cor de mostarda na sala para harmonizar o “cantinho da prosperidade”. Isso tudo é bobagem. O Feng Shui tradicional chinês é uma poderosa ferramenta para se manipular energia. E manipulação de energia pode ser usada para qualquer fim que se deseje, benéfico ou não. Vou mostrar um bom exemplo disso.

Leia mais...

baguaO Ba-guá é uma figura octogonal com oito trigramas do I Ching inscritos em seu interior. Quando é colocado na porta de um imóvel para proteção de algum tipo, costuma-se colocar um espelho em seu interior.

A descrição acima carece de maiores comentários para qualquer pessoa que tenha lido ou ouvido falar de Feng Shui (e hoje em dia, quem não ouviu?). Mas o que é muito importante é saber de um detalhe que a maioria dos consultores e estudantes desta arte desconhece: a existência de mais de um Ba-guá. Existem basicamente dois desenhos, sendo que um é utilizado para proteção e outro para análise do imóvel. Trocar um pelo outro não apenas inviabiliza o estudo mas pode comprometer o equilíbrio do local!

Leia mais...

Muitas vezes sou interpelado pelo meu entusiasmo pela Escola Ba Zhai (Escola das Oito Residências). Para muitos especialistas tradicionais é uma escola considerada muito simples e por isso renegada à uma mera introdução do Feng Shui chinês.

Realmente, perto de escolas mais populares e complexas como a Xuan Kong Fei Xing (Escola das Estrelas Voadoras), a Ba Zhai parece mais direta e objetiva. E é exatamente por isso que eu a admiro.

Leia mais...

Este artigo pretende discutir os problemas de crença e filosofia que hoje permeiam o Feng Shui.

O problema com crenças é que se deve acreditar nelas ou a coisa não funciona. O caso do Ba-guá de proteção é notório. Como gráfico radiestésico, você pode ou não acreditar nele, mas ele vai funcionar da mesma forma. É o caso da Acupuntura, que não depende da crença dos pacientes (eu mesmo já tive pacientes descrentes que tiveram ótimos resultados). Da mesma forma, o Feng Shui é baseado em leis da natureza, que estão aí quer você acredite ou não. Mas para funcionar devemos conhecer essas leis e saber manipular essa forças naturais corretamente.

Leia mais...
Books!
Shop!
FacebookTwitterGoogle Bookmarks
Scroll to top