Prof. GilbertoNasceu em São Paulo, capital, no bairro da Vila Mariana. Em 1971 mudou-se com sua família para São Bernardo do Campo, onde permanece até hoje.

Estudou Parapsicologia na Escola de Parapsicologia de São Paulo, sob a supervisão da Profª Drª Hilda Dias, Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo (FEI) e possui Extensão Universitária em Artes Marciais pela Faculdade de Educação Física de Santo André. É formado em diversos tipos de terapias alternativas e orientais, tendo se especializado em terapias energéticas e Medicina Chinesa. É acadêmico do Bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC (UFABC)

O Prof. Gilberto dedica sua vida à cultura oriental e sua missão de vida é difundir a sabedoria do Oriente. Para isso atua nos mais diversos campos:

Cultura e Filosofia Oriental

Com intensa dedicação à filosofia e cultura orientais desde 1977, o Prof. Gilberto estudou os mais importantes ramos da filosofia oriental, desenvolvendo uma didática ímpar para ensinar e esclarecer os mais obscuros conceitos. Seus estudos abrangeram desde as técnicas yogues da Índia até a filosofia Zen, passando por budismo em suas várias ramificações (Mahayana, Hinayana, Ch'an, Tendai, Shingon, Jodo Shinju, Ch'en-Yen,...), Taoísmo, Shintoísmo, Hinduísmo e outras. Em 1988 descobriu que era Taoísta desde o nascimento, abraçando esta filosofia chinesa como sua filosofia de vida.

Como Taoísta, difunde amplamente a filosofia de vida e as maneiras simples e cativantes dessa cultura multimilenar chinesa. Seus cursos, palestras e workshops se prendem à filosofia e técnicas derivadas, sempre tomando o cuidado de respeitar as crenças de cada um de seus alunos. "Filosofia de vida se estuda, crença pessoal se respeita", costuma dizer.

Ministra aulas e cursos há mais de duas décadas, pautando seu trabalho sempre pela preocupação com o desenvolvimento integral de seus alunos. Seus cursos, palestras e seminários são caracterizados pelo bom humor e descontração de um verdadeiro taoísta, demonstrando todos os conceitos na teoria e na prática e levando seus alunos a vivenciarem a cultura oriental em suas próprias vidas.

Artes Marciais

Amante das artes marciaias desde criança, praticou Karatê Okinawa Goju Ryu Shobu-kan com o Mestre Morihiro Yamauchi, 8º Dan; Aikidô com o Mestre Makoto Nishida, 7º Dan (AIKIKAI Shihan), e Tai Chi Chuan com o Prof. Wu Kwan Huá. Atualmente estuda estilos internos chineses, em especial o Xinyi Quan, com o Mestre Gutembergue Livramento.

Estudou e analisou a história, filosofia e técnicas de 52 artes marciais dos mais diversos países, sendo reconhecido como um dos maiores especialistas do Brasil em história e filosofia das artes marciais. Realizou um estudo pessoal de dez anos (1988-1998) sobre o Aikidô e seu fundador, O-Sensei Ueshiba, abrangendo sua filosofia e espiritualidade.

Desenvolveu diversos cursos de grande aceitação sobre vários temas ligados a áreas pouco exploradas das artes marciais como filosofia, misticismo, técnicas secretas e a interação mente-corpo. Foi pioneiro em publicações de artes marciais no Brasil, tendo se iniciado na área editorial em 1991 nas revistas Impacto e KIAI. Como Assessor Técnico da revista Kiai, em 1992 recebeu o prêmio "Yin Yang de Oro", da Argentina, como a melhor publicação de artes marciais da América Latina e em 1993 foi homenageado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu por ter colocado esta arte marcial em destaque na mídia nacional. Em 1996 fundou a revista Oriente, considerada a melhor revista de artes marciais já produzida no país pelo seu conteúdo de alto nível. (veja sua atuação completa na área editorial mais abaixo)

Foi pioneiro e único instrutor no Brasil a ensinar técnicas de pontos vitais para artes marciais de modo aberto, para qualquer praticante de qualquer arte marcial. Estas técnicas avançadas mudaram a visão de dezenas de praticantes de várias partes do Brasil.

Terapias

Como terapeuta, se especializou em Terapias Energéticas como Crystal Healing, Acupuntura, Terapia Emocional e Qigong, mantendo consultório na cidade de S. Bernardo do Campo (SP) até 2010. Abandonou o atendimento individual em prol da elaboração de livros e cursos que pudessem melhorar a vida das pessoas de forma mais ampla.

Em ensino terapêutico regular, foi professor de Literatura da Acupuntura Chinesa na Escola Oriental de Massagem e Acupuntura (EOMA) e História e Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e Filosofia Chinesa e Taoísmo nos cursos de Acupuntura, Massoterapia e Formação em Chi Kung na Keiko’s - Prevenção e Saúde.

Revistas e Jornais

Atuando no mercado editorial desde 1990, é jornalista de carreira tendo iniciado da maneira antiga, como "foca" em uma redação. Teve como supervisor e mentor o veterano jornalista Oswaldo Bentini, ex-editor de esportes dos Diários Associados.

Atuou como assessor técnico da prestigiada revista KIAI de 1991 a 1993, fazendo uma intensa reforma editorial na publicação, com a inclusão de matérias técnicas, filosóficas e de história e cultura oriental, até então ausentes em publicações de artes marciais. Também foi pioneiro em mostrar técnicas marciais passo-a-passo, comuns em publicações estrangeiras mas inexistentes aqui no Brasil. Vários Mestres e professores hoje muito conhecidos foram lançados por ele em nível nacional, como Chan Kowk Wai (Kung Fu Shaolin do Norte), Makoto Nishida (Aikido), Léo Imamura (Kung Fu Ving Tsun) e a família Gracie (Jiu-Jitsu). Durante sua permanência na revista, a KIAI ganhou prêmios internacionais e alcançou a expressiva marca de 256 páginas por edição.

Em 1996 lançou sua própria publicação, a revista Oriente, de pequena tiragem mas de grande repercussão. Apesar de ter conseguido lançar apenas 10 números, a Oriente ainda hoje é considerada pelos que a conheceram como a melhor publicação de artes marciais já editada no Brasil. Seus artigos eram profundos e de alto nível, buscando os sentidos mais íntimos e secretos das artes marciais tradicionais do oriente. Grandes Mestres e especialistas apareceram em suas páginas, com ensinamentos preciosos e pouco difundidos.

Em 1997 e 1998 participou como editor especial de uma série de revistas de artes marciais elaborada pela editora Sigla intitulada "Vídeo News - Especial Artes Marciais". Era uma série de revistas abordando uma arte marcial em cada edição, com um praticante famoso em sua capa e uma fita de vídeo mostrando a história e técnicas de cada estilo. Foi um produto marcante e pioneiro no Brasil.

Em 1999 foi editor responsável pela revista Praticando Artes Marciais, da editora D+T, que também acompanhava uma fita de vídeo. No mesmo ano foi responsável pelo lançamento da publicação Praticando Capoeira, em forma de pôster, e que ainda hoje é editada.

Em 2002 fundou o boletim Saúde & Longevidade, especializado em medicina oriental e terapias alternativas. Mantendo a idéia sempre presente do Prof. Gilberto de artigos profundos e mais elaborados do que se costuma encontrar no mercado, o boletim teve grande penetração na comunidade terapêutica e entre leigos interessados na área. Seu sucesso foi imediato mas acabou sendo interrompido bruscamente na terceira edição pela explosão do valor do dólar no final daquele ano, inviabilizando comercialmente a publicação.

Em 2007 lançou o jornal Oriente, depois rebatizado como Oriente ABC, voltado à difusão da cultura oriental no ABC paulista.

Desde 2011 é Coordenador Editorial e articulista da revista Medicina Chinesa Brasil, principal publicação de Medicina Chnesa e Acupuntura em nosso país. Trazendo artigos científicos e informativos, a revista tem destaque internacional e se coloca na vanguarda nacional desta área terapêutica.

Em todos os seus trabalhos editoriais aparece o ideal do Prof. Gilberto de fornecer informações consistentes, profundas e interessantes, além de instrutivas e que auxiliem as pessoas em sua busca interior e as ajudem no auto-aperfeiçoamento.

Participação em Eventos como Palestrante

  • I Workshop EOMA - Práticas de Terapias Orientais dentro da Feira TERAPÊUTICA 2003, com o tema “Manipulação Consciente de Energia nas Práticas Terapêuticas”.
  • VII Congresso Internacional de Acupuntura e Terapias Orientais do SATOSP, em 2004, com o tema “SEITAI, a Quiropraxia Japonesa”.
  • 5ª Convenção de Bruxas e Magos em Paranapiacaba, com o tema “Magia Taoísta”
  • Ministrante do mini-curso “Divulgação e Marketing: Faça a Coisa Certa”, no 1º
    Congresso Internacional de Artes Marciais e Medicina Chinesa, em 2009.
  • II Simpósio Brasileiro de Hermetismo e Ciências Ocultas, em 2011, com o tema
    “I Ching – do Xamanismo ao Computador”
  • IV Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa com o tema “Taoismo e Medicina
    Chinesa”, em 2015

    Participações na Mystic Fair - o maior evento de esoterismo da América Latina
  • 2011 Tema: Vivência Taoísta
  • 2012 Tema: Taoismo: Magia, Exorcismo e Esoterismo
  • 2013 Tema: Taoismo como Filosofia de Vida
  • 2014 Tema: Aplicações da dimensão espiritual através do Taoismo
  • 2015 Tema: Manipulação de energia através do Taoismo

Obras escritas

Os estudos e trabalhos do Prof. Gilberto contribuiram enormemente para a difusão da cultura e filosofia oriental em nosso país e continuam a atuar em benefício de todas as pessoas interessadas no auto-aprimoramento. Suas várias décadas de dedicação à sabedoria do Oriente aparecem em seus vários livros publicados:

  • Reflexões Taoistas
  • China e sua Identidade
  • Os Caminhos do Taoismo
  • I Ching - Manual do Usuário
  • Dominando o Feng Shui – Curso Completo em 24 Aulas
  • 4 Fundamentos da Felicidade
  • Guia de Autodefesa para Mulheres
  • Vegetarianismo: Opção ou Obrigação?
  • 26 Dicas de Saúde da Medicina Oriental
  • Direitos Autorais no Século XXI - Abrindo a caixa-preta da pirataria
  • Segredos da Comunicação Profissional
  • Resgate em Caronte (romance de ficção científica)

Algumas destas obras estão disponíveis gratuitamente em formato digital, como forma de expandir o conhecimento para benefício de todas as pessoas.

Também é autor de vários ebooks com distribuição gratuita, disponiveis para download em nosso site, como “Tudo o Que Você Queria Saber Sobre Acupuntura” e “Visões do Feng Shui". Difundir o conhecimento é sua missão de vida.

Books!
Shop!
FacebookTwitterGoogle Bookmarks
Scroll to top